quarta-feira, 2 de novembro de 2011

MEDIUNS E EXUS


Mediuns carrega 7 exu


Temos as 7 linhas da direita e a 7 linha da esquerda assim como alguns médium tem
Preto velho,caboclo,ciganos,ere,marinheiros,baiano,boiadeiros ele também
Tem seus exus de trabalho junto com ele
texto e tambem existe o caso de pessoas ter 7 exu e 7 pomba gira
com as 7 linhas da umbanda ja fica 7 entidades
entao ficaram 7 exus tambem
fora as pessoas que tem 3 caboclo ou 5   ou 3 preto velho 4 ere entao  3 baianos e etc.

Quantos Exus o Médium Tem? 

Certa vez uma pessoa me disse, "vocês na Umbanda trabalham com tantos Exus, parece um elevador, sobe e desce toda hora".
O fato é que é simples a explicação, não há comparações com culto X ou Casa Y. A Umbanda tem o mister de trabalhar com Orixás, Guias e Protetores, ou seja, as 7 Linhas da Umbanda e seus respectivos Orixás, também os Guias como Caboclos, Pretos-Velhos, Erês, os Protetores como Baianos, Marinheiros, Boiadeiros, etc.
Como aprendemos na Umbanda, existe a dualidade, os opostos, a energia positiva e energia negativa, as 7 linhas da Umbanda e as 7 linhas da Kimbanda, ou, as 7 Linhas de Exu, que são as linhas negativa das 7 linhas da Umbanda, assim, todo Orixá, Guia e Protetor tem sua linha negativa, tem seu Exu ou Pomba-Gira que trabalha na linha negativa, no oposto. Lembrando que a linha negativa não é linha maléfica, como alguns acham, mas sim, seria para existir o equilíbrio, os Exus são a linha negativa dos Orixás, cumprem o karma designado ao ser humano, trabalham com energias diferentes dos Orixás, assim, como yin e yang, há um complemento. 
Alguns terreiros não trabalham com Exus em gira aberta, alegando que Exu é uma entidade em evolução e tem que ser doutrinado, assim, poderá fazer o mal caso alguém peça, errado, Exu não faz o mal, faz cumprir o karma, trabalha no lado negativo, combate os espíritos "ruins", magos negros, kiumbas e fazem o descarrego do terreiro. Como um Exu que comanda a linha negativa de Oxalá pode não ser evoluído? Como diz o ponto "Exu da meia noite, exu da madrugada, salve o povo de Exu, sem Exu não se faz nada". É um equívoco essa interpretação. Exu é Guardião, é evoluído e possui luz. Mas voltando ao tema, como na Umbanda um médium tem seu Orixá pai de cabeça e trabalha com diversos Orixás e Guias, como exemplo, um médium que trabalha com Ogun Rompe-Mato, Caboclo Rompe-Mato, Baiano Jeremias, Preto-Velho Pai João Miguel de Angola, Criança Paulinho, Marinheiro das 7 Ondas, João Boiadeiro, etc. cada Guia trabalha com um Exu no lado negativo, assim, o Ogun Rompe-Mato trabalha com um Exu, o Caboclo, Preto-Velho, Baiano, também trabalham, por isso, quando o médium tem seus Guias de trabalho, provavelmente terá também seus Exus que irão compor sua, digamos, falange de trabalho. Logo, haverá o Exu de Frente a exemplo do Orixá de Cabeça, o segundo Exu que alguns chamam de "braço direito, o terceiro Exu, respectivamente.
Há casas que os pais de santo afirmam que um médium tem 21 Exus, outros afirmam que tem 7 Exus, tudo depende de como ele trabalha e de como os Orixás assim o comandam, porém, não há nenhum exagero e nem erro um médium trabalhar com mais de um Exu, visto que, ele trabalha com mais de um guia, assim, há um equilíbrio das energias. Tão logo, não há nenhuma surpresa ou espanto, o fato do médium hoje trabalhar com o Exu do Lodo e amanhã trabalhar com o Exu Pinga-Fogo, pois segue o mesmo modo de trabalho da "direita", hoje uma gira de Caboclo, amanhã uma gira de Preto-Velho. Há doutrinas que pregam que o médium tem o Orixá pai de Cabeça, a Orixá Mãe de Cabeça, Orixá ajuntó e Guia de Frente, que as vezes representa o ajuntó, que é o Guia que irá ter mais influência nos trabalhos do médium, o Orixá Padrinho e Madrinha. Partindo do ponto do Pai, Mãe de cabeça e Guia de Frente, como exemplo, entenderemos que o médium terá seu Exu de Frente, O segundo e terceiro Exu, fazendo uma trindade que irá comandar a linha negativa que trabalha com o médium. Também mantendo um equilíbrio de pontos de força, pois, o Ogun Rompe-Mato, apesar de ser Ogun, trabalha nas matas, terá seu ponto de força nas matas, caso seu Exu da linha negativa, como o Exu Veludo, por exemplo, que também tem seu ponto de força nas matas, a beira do Rio, haverá Exus e Orixás que tenham ponto de força e atuação em outros lugares da natureza, como exemplo, Yansã, Orixá da linha das almas, que atua também nas cachoeiras e raios e Exu Pinga-Fogo, ponto de força no cemitério. Por fim, nada impede também que o Exu de frente recrute Exus de sua falange, confiança, ou, para um determinado tipo de trabalho com o médium, independentemente do Orixá ou Guia da direita.

3 comentários:

  1. Eu acho um equívoco quando alguém diz "nossa, vc trabalha com 5 exus, pra que tudo isso?". A questão é que as entidades estão num nível onde o conhecimento e a comunicação são expandidos, ou seja, todos eles sabem de tudo que os outros sabem. Sendo assim, não é preciso você receber 10 exus e todos virem falar a mesma coisa, um atrás do outro. O que as pessoas não entendem é que cada um tem uma função, um quebra demandas, o outro faz a proteção, enfim.

    Parabéns pela postagem!

    ResponderExcluir
  2. pois e o povo as vezes.. fala coisa que nao sabe ne axée

    ResponderExcluir
  3. tenho varios exu e normal minha mae e oxum com ogum emanjar.exu tranca rua mais vem mais cinto vontade de incorporar caveira marabor e outros por que isso.cinto que qerem vim trabalhar mais nao sei traba...com eles direito tenho mendo digam o que fazer obrigada

    ResponderExcluir